2002 | 2009
JRibeiro, Design de Comunicação — Freelancer Portugal
• Setembro de 2002 / Maio de 2009.
Alguns dos meus clientes:
- Quando comecei a trabalhar como freelancer, a diversidade das solicitações profissionais obrigou-me a uma alteração radical no método de trabalho.
- Tinha deixado de trabalhar com uma grande equipa (Exame Portugal) que executava um só produto e onde cada um tinha uma função específica.
-
Passei a executar uma grande diversidade de tarefas, onde parte delas iam para além do design. Vi-me, também, na necessidade de desempenhar o máximo dentro de cada tarefa.
Colaborações regulares
- Lifecooler — Viagens e Lazer em Portugal, com a execução de diversos Guias Turísticos. O diretor, Paulo Parreira, era assistido editorialmente pela Céu Coutinho e Francisco Gomes.
- Editando — Edição e Comunicação, com a execução de variados produtos e revistas. As sócias e diretoras eram Dina Cortinhas, Cristina Casaleiro e Maria do Carmo Santos. Foi por intermédio da Editando que executei o meu primeiro trabalho em Angola (ver Novo Jornal).
- ASA — Departamento de banda de desenhada, com a balonagem de diversos álbuns de BD, algumas capas e para os quais, em 2004, executei o catálogo Coimbra na Banda Desenhada editado por ocasião de esta cidade ser Capital Europeia da Cultura. A diretora era Maria José Pereira.
- Aqueduto — Avaliadores e Leiloeiros, com a execução dos catálogos para os leilões. José Lopes era o sócio da leiloeira responsável pela edição dos mesmos.
- Mr. Eve — Produção de Eventos, de Mónica e Paulo Baptista, com a execução de diversas e variadíssimas peças de comunicação.
Um destaque… a propósito do EURO 2004
Estávamos no final de 2003 e o Euro 2004 de futebol estava à porta.
De conversa com o fotógrafo José S. Julião (tínhamos sido colegas na revista Exame) comentávamos a fraca movimentação visual acerca do evento e no facto do merchandising oficial ser fraquíssimo (alguém se lembra dele?).
Conversa, puxa conversa, resolvemos produzir umas imagens sobre Portugal e futebol. O entusiasmo criativo foi forte. Tivémos dificuldade em selecionar, entre dezenas de ideias, as que deram origem às treze imagens aqui expostas.
A primeira imagem é um remake do logotipo do Euro 2004. Uma reinterpretação feita com preservativos.
As imagens acabaram por ser usadas numa campanha para promoção de uma agência de produção de imagem — a J&J, ideias que não lembram ao diabo —, minha (Jorge) e de José S. Julião (José). Daí a sigla: J&J.
Pelo caminho, imprimimos umas grandes lonas que, pelos Santos Populares, coincidindo com o próprio Euro, expusémos pelas ruas de Alfama e do Bairro Alto. A impressão e venda (nalguns casos, venda direta) de t-shirts com as treze imagens, completou a campanha.
Foi divertidíssimo pois a reação das pessoas às imagens eram as mais diversificadas, entusiásticas e surpreendentes. Do simples transeunte aos diretores das diversas instituições com quem interagimos, todos tinham um comentário. Ninguém ficava indiferente.
As ideias foram fruto de brainstorming entre os dois envolvidos: o fotógrafo José S. Julião e eu.
Como será óbvio, a autoria das fotos é de José S. Julião e a manipulação de imagem é minha (Jorge Ribeiro).